Visite nossa loja

Clique Aqui

27 de novembro é o dia Nacional de Combate ao Câncer

0

Além de estar atenta ao histórico familiar e ir ao médico periodicamente, as principais recomendações para a prevenção ao câncer passam pela pratica de atividades físicas regulares, alimentação saudável, abandono do tabagismo e do abuso de álcool.

No Brasil, além das altas incidências dos cânceres de pele, de mama, cólon e reto, e pulmão, existem os específicos na mulher, como os de  colo de útero, endométrio (corpo do útero), ovário e de vulva. Apesar de serem menos prevalentes, também são uma ameaça à saúde feminina.

Com exceção do câncer de endométrio, que provoca sangramento aumentado, e o de vulva, que é visualmente perceptível, nos outros casos, a doença chega de forma silenciosa e, quando os sintomas aparecem, o tumor já se encontra em estágio avançado. Por isso, a principal recomendação é que as mulheres prestem muito atenção na prevenção!

Certamente, o câncer de colo de útero é o que apresenta prevenções mais efetivas, sendo absolutamente evitável por meio da vacina contra o HPV e utilização de preservativos nas relações sexuais. Infelizmente, ainda não existem formas assertivas de identificar a lesão precursora do câncer de mama. Entretanto, a mamografia é extremamente importante, pois detecta lesões ainda impalpáveis; o que aumenta a taxa de cura.

Compartilhar.

Deixar um comentário