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5 exercícios físicos leves para mulheres com câncer de mama

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O exercício físico é uma ferramenta importante na luta contra o câncer de mama, mas é preciso ter cuidado. Veja alguns exercícios recomendados

Durante o tratamento de câncer de mama o exercício físico pode parecer algo fora da realidade. Você fica enjoada, presa na cama e quer mais do que tudo manter a sua família e a sua vida em ordem. Mas ele não precisa ser algo cansativo ou que ocupe muito tempo.

Tirar alguns minutos do seu dia para fazê-los, mesmo se for sem levantar do sofá, pode ter um grande impacto no seu bem-estar e até na sua recuperação. Afinal, a atividade física pode promover a morte de células cancerígenas (o processo se chama apoptose).

O importante é seguir as recomendações médicas e não forçar o seu corpo. A moderação é a chave do sucesso. Tente encontrar algo que faça bem não apenas para a mente, mas também para o corpo.

A seguir está uma lista de 5 exercícios leves que você pode praticar durante o tratamento.

1. Caminhe

Você não precisa correr e não precisa percorrer uma longa distância. Apenas mexer as pernas e tomar um ar fresco já basta, mesmo se for só pelo seu jardim ou uma volta pelo quarteirão. Outra opção é entrar em contato com a natureza e andar por um parque. Ou se você prefere incorporar o exercício na sua rotina, porque não caminhar até o mercado ou padaria? Só não compre nada muito pesado!

2. Faça Yoga

O yoga pode ser feito em casa e tem grandes benefícios para qualquer tipo de pessoa. Se você está interessada em começar, existem vários tutoriais gratuitos para iniciantes, como esse aqui:

3. Faça pilates

Se você não gosta muito de alongamentos e contorções, ou está preparada para algo um pouco mais pesado, pode tentar o pilates. Ele é bem parecido com o yoga, mas com técnicas que focam mais no corpo que na mente. Veja aqui um tutorial para iniciantes:

4. Dance

Coloque sua música favorita para tocar e mande a ver! Se você procura algo mais regrado, pode tentar aprender a coreografia de alguma música ou entrar em uma escola de dança.

5. Pratique do sofá ou da cama

Exercitar-se exige boa vontade e disposição, e isso é algo que você pode não ter todos os dias. Talvez você passe dias sem querer sair da cama. E não tem problema, mesmo assim dá para praticar. Nesse vídeo você encontra alguns movimentos fáceis que podem ser feitos do conforto da sua cama:

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