Visite nossa loja

Clique Aqui

A relação entre a vacinação contra o HPV e o câncer do colo de útero

0

Você já levou sua filha para vacinar contra o HPV? A imunização é gratuita e está disponível para meninas de 9 a 15 anos e meninos de 11 a 15 anos nos postos de saúde do SUS.

A vacina previne contra o câncer do colo de útero, 4ª principal causa de morte por câncer em mulheres do Brasil.

O câncer do colo de útero é causado, principalmente, pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito comum e, em alguns casos, leva a alterações celulares que podem evoluir para o câncer. É válido dizer que estas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou) e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é indispensável a realização periódica do Papanicolaou.

O câncer do colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Felizmente, uma prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ

Compartilhar.

Deixar um comentário