Visite nossa loja

Clique Aqui

Anitta faz clipe conscientizando mulheres com técnica obsoleta há mais de uma década

0

Nesse mês a cantora Anitta lançou seu novo álbum, Kisses, juntamente com os videoclipes de todas as faixas. No clipe da canção intitulada “Atención”, a cantora e algumas outras mulheres aparecem realizando o autoexame de mama.

Essa prática que envolve apalpar as mamas e a região da axila não é recomendada para detecção do câncer de mama pelo Ministério da Saúde e o Inca (Instituto Nacional do Câncer) há mais de uma década. O autoexame serve apenas como forma de conhecer o próprio corpo. Por isso, é importante que os artistas se mantenham sempre atualizados quando forem realizar suas campanhas, evitando desinformações como essa.

O autoexame de mama só detecta o câncer em estágio avançado, não sendo considerado um exame preventivo. Para a prevenção real, a indicação é investir na prática de exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, evitar a obesidade e abandonar o fumo e bebidas alcoólicas.

Também se deve ir ao ginecologista regularmente, assim ele pedirá os exames de imagem corretos, tais como mamografia e ultrassom bilateral das mamas. A fundadora do IAVB, Valéria Baraccat Gyy, que está em tratamento. “Se eu não tivesse feito os exames preventivos teria mestástase em dois meses. Graças a Deus, eu sigo a risco a orientação médica”, orienta Valéria.

Além disso, a mamografia deve ser realizada em mulheres a partir dos 40 anos, a primeira vez, já que o câncer de mama está muito incidente nesta faixa etária. O Ministério, que não consegue fazer o rastreamento, recomenda somente a partir dos 50 anos. Caso identifique algo diferente nas mamas através do autoexame, procure um médico rapidamente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)

frase

Compartilhar.

Deixar um comentário