Visite nossa loja

Clique Aqui

Aposentadoria por invalidez

0

A aposentadoria por invalidez é concedida às pacientes com câncer de mama inscritas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antes da doença se manifestar.

E como fazer para ter este direito? Hoje, o Instituto Arte de Viver Bem (IAVB) vai dar algumas dicas para conseguir o benefício.

Primeiramente, a paciente deve marcar a data da perícia médica do INSS. O seu médico poderá acompanhá-la no dia da consulta. Se a sua incapacidade para o trabalho for considerada definitiva, o próximo passo é separar a documentação.

Eles podem variar de pessoa para pessoa, mas os documentos básicos são: – Carteira de trabalho original

– Relatório médico original

– Exame clínico histopatológico ou anatomopatológico que comprove a existência da doença

– Procuração da paciente para algum familiar (se for o caso)

É mais comum a aposentadoria por invalidez vir depois do auxílio-doença. Porém, se a perícia médica, logo de início, considerar a mulher totalmente incapaz para o trabalho, poderá concedê-la de imediato.

Certifique-se de que possui todos os documentos, para evitar atrasos.

Você sabia que quem nunca contribuiu para o INSS também pode conseguir algum benefício?

No âmbito da assistência social, para quem não contribui para o INSS, a legislação reserva possibilidade de receber um salário mínimo,  mas sem direito ao abono anual. É o chamado LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).

Entretanto, além de provar a incapacidade para o trabalho, a pessoa interessada deverá demonstrar que necessita do amparo social e que sua família não tem condições de ampará-la economicamente.

Observação: Se o seu benefício for negado e houver dúvidas sobre a decisão, você poderá ingressar com uma ação judicial.

Compartilhar.

Deixar um comentário