Visite nossa loja

Clique Aqui

Câncer de colo de útero está associado ao vírus HPV

0

Você sabia que o vírus HPV está presente em praticamente 100% dos casos de câncer de colo de útero?Existem mais de 130 tipos diferentes de HPV, porém somente 15 são considerados de alto risco e estão associados ao desenvolvimento do câncer. O vírus é bastante comum na população e geralmente não leva a um quadro de maior seriedade, mas pode, em alguns casos, provocar alterações celulares que evoluem para o câncer.

Por isso é importante que as mulheres (principalmente as que possuem vida sexual ativa) realizem o exame Papanicolaou pelo menos uma vez ao ano, para detectar possíveis alterações e aumentar as chances de cura. A maioria – pelo menos dois terços – das mortes causadas por câncer de colo do útero ocorrem em mulheres que não tinham sido rastreadas periodicamente.

Uma outra forma de combater a incidência da doença é tomar a vacina contra o vírus HPV. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de meninas entre 9 e 13 anos – faixa etária em que a imunização é mais eficaz. Desde janeiro deste ano, a vacina é disponibilizada também para meninos de 12 a 13 anos.

A imunização acontece gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país.

Compartilhar.

Deixar um comentário