Visite nossa loja

Clique Aqui

Cientistas desenvolvem caneta que detecta câncer em dez segundos

0

Pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma ferramenta que promete simplificar alguns tipos de cirurgia para a retirada de câncer. A MasSpec Pen tem literalmente o tamanho de uma caneta, e é capaz de detectar um tecido canceroso em 10 segundos, com precisão de 96%, garantem os estudiosos. A efeito de comparação, a técnica mais moderna atualmente é 150 vezes mais demorada – e tem eficácia de apenas 20% para certos tipos de câncer.

O dispositivo retira uma pequena gota de água do tecido do paciente durante a cirurgia. Quando posicionada acima do tecido, a caneta pode analisar as propriedades do líquido extraído – dizer qual tecido está em situação normal e qual é canceroso, através de uma técnica chamada de espectrometria de massa.

A caneta já foi testada com sucesso em 253 pacientes humanos, conforme foi descrito no jornal Science Translational Medicine. Segundo os pesquisadores, a ideia é que ela esteja disponível para cirurgias oncológicas já no ano que vem.

De acordo com James Suliburk, um dos colaboradores do projeto, a tecnologia permite que  os médicos sejam muito mais precisos na hora de escolher os tecidos que devem ser removidos durante uma cirurgia. 

Compartilhar.

Deixar um comentário