Visite nossa loja

Clique Aqui

Conheça os sintomas do câncer de mama

0

Quando se fala em detectar o câncer de mama, o que vem em mente geralmente é uma mulher recebendo o diagnóstico, depois de ter feito mamografia e ultrassom, pelo médico. Você sabia que essa doença tem outros sintomas além desse, que é o mais conhecido?

Num estágio inicial, realmente o nódulo é o único sintoma para o médico. Muitas vezes, o nódulo não é perceptível no autoexame.  Ele pode estar tão embaixo, que no exame de toque, a mulher não consegue senti-lo.

Porém, existem outros sinais que o corpo dá, mostrando a presença da doença, mas geralmente já em um estágio um pouco mais avançado. A mama pode sofrer alterações no tamanho e no formato ou mutações na pele (deixando-a semelhante a casca de laranja). Além disso, a vermelhidão, calor ou dor na pele da mama também são bastante comuns.

Os mamilos também podem mostrar algumas mudanças, como a formação de feridas ou crostas, coceira frequente, produção de secreção ou sangue e ainda retração quando ele entra para a parte interna da mama.

Outra parte do corpo que comunica a presença do câncer de mama são as axilas, que podem apresentar inchaço, até é sinal de comprometimento dos linfonodos. Se não correr, daí sim pode dar metástase, ou seja, se espalha para outros órgãos.

Mas nada disso é motivo de desespero! Os sinais devem ser levados a sério, porém é importante ressaltar que outras doenças podem ter sintomas comuns, por isso, é importante manter os exames em dia e fazer um acompanhamento médico.

Compartilhar.

Deixar um comentário