Visite nossa loja

Clique Aqui

Consumo de alimentos ultraprocessados aumenta risco de câncer

0

O estudo publicado no British Medical Journal foi desenvolvido durante cinco anos, com quase 150 mil pessoas.

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Estatística e Epidemiológica da Sorbonne de Paris fizeram um estudo para compreender a relação entre os alimentos ultraprocessados, o corpo humano e o câncer.

Durante cinco anos, analisaram quase 150 mil franceses. Esse é o primeiro projeto nessa área e foi liderado por Mathilde Touvier, PHD em Epidemiologia Nutricional. Durante o tempo de estudo, cerca de 2.200 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

O resultado mostrou um aumento de 12% no risco de câncer em pessoas que aumentaram 10% o consumo desses produtos. Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que comer alimentos ultraprocessados regularmente está ligado a um aumento de 11% nas chances de desenvolver câncer de mama, e há um crescimento no risco de desenvolvimento de câncer colorretal, porém, só 153 pessoas tiveram esse tipo, e, por esse motivo, Touvier acredita não ter um número suficiente para provar a associação.

A baixa qualidade nutricional dos alimentos, por exemplo, refrigerantes, lasanha congelada, macarrão instantâneo, bolacha recheada, entre outros, é um dos fatores que contribuem para os efeitos negativos na saúde. Eles possuem componentes inflamatórios, como açúcares e algumas gorduras, e inflamações crônicas podem aumentar o risco de câncer, mas a pesquisadora afirma que os aditivos químicos também colaboram para essa relação, assim como a presença da acrilamida (substância potencialmente cancerígena gerada pelo processo de submeter alimentos a altas temperaturas na indústria).

O Guia Alimentar da População Brasileira, documento feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens), aponta que os alimentos ultraprocessados devem ser excluídos da dieta, pois são extremamente prejudiciais a saúde do ser humano.

Fonte: Estadão
http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,consumo-de-alimentos-ultraprocessados-esta-ligado-ao-aumento-do-risco-de-cancer-diz-estudo,70002216392

Compartilhar.

Deixar um comentário