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Descubra os benefícios das sementes oleaginosas para a saúde e o bolso

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As oleaginosas fazem muito sucesso nas festas de fim de ano, principalmente na composição das mesas, servindo como aperitivo, afinal, é uma ótima opção para promover a saciedade. Para saber mais sobre elas, conversei com a nutróloga Lenina Matioli, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), e descobri que esse grupo de alimentos compostos por castanhas, nozes e amêndoas, são ricos em gorduras boas para o organismo, em minerais como selênio, zinco, cobre e magnésio.

De acordo com a médica, esses nutrientes são muito importantes para inúmeras reações metabólicas, desde reparo tecidual, manutenção de níveis hormonais e até a nível cerebral.

Para saber mais sobre a questão do preço e dos benefícios dessas sementes, preparei uma lista com a ajuda da gerente do Empório 4 EstrellasMayara Dias de Oliveira, contendo informações sobre as oleaginosas mais populares durante todo o ano e que nos ajudam a manter a qualidade de vida.

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Nozes

Nozes

Possuem gorduras poli-insaturadas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol LDL, aumentar o HDL e manter as triglicérides baixas. Os principais nutrientes que encontramos nelas são: Ômega-3 e 6, vitaminas A, B6, C e E, zinco, cálcio, potássio e arginina. Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Ao Incluirmos uma noz na dieta, obtemos uma ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade. Seu preço em média é de 100g = até R$ 20,00.

Amendoim

Amendoim

Rico em ácidos graxos insaturados, que são benéficos à saúde e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos. Por esse motivo, o amendoim é grande aliado da nutrição humana. Um nutriente chamado ácido fólico é abundante no amendoim, o que é benéfico para a saúde da mente, pois ajuda na produção de diversos neurotransmissores. Seu preço em média é de 100g = R$ 4,70.

Castanha de caju

Castanha de caju

Fonte de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas. Contém um aminoácido chamado argimino, que alarga as artérias, pois diminui a pressão sanguínea, protegendo todo o sistema cardiovascular. Outros compostos importantes presentes nessa oleaginosa são as vitaminas C, K e do complexo B; o ácido anacárdico, que combate algumas bactérias que causam cáries dentárias; e a dupla riboflavina e tiamina, que melhora a visão, a saúde da pele e os sintomas da TPM. Seu preço em média é de 100g = até 7,50.

Castanha do Brasil

Castanha do Brasil

Também conhecida como castanha do Pará, contém fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias. Além disso, é a oleaginosa que contém a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular. Protege os neurônios, melhora o funcionamento da tireoide, o sistema imunológico e é antioxidante, prevenindo doenças, tem ação tonificante. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia. Seu preço em média é de 100g = até R$ 7,50.

Amêndoas

Amêndoa

Rica em 20% de proteínas, a amêndoa é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Seu preço em média é de 100g = até R$ 9,00.

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