Visite nossa loja

Clique Aqui

Dia Nacional da Mamografia

0

Hoje é o Dia Nacional da Mamografia! A data foi instituída no país há dois anos, com a intenção de enfatizar a importância desse exame capaz de detectar o câncer de mama. Ela deve ser realizada anualmente, com o intuito de constatar a doença em estágio inicial, otimizando o processo de cura.

Como já noticiamos aqui um dado preocupante, que os pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia concluíram, em 2018, um estudo que revela que o percentual de cobertura mamográfica de 2017 nas mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o menor dos últimos cinco anos. Para se ter ideia, eram esperadas 11,5 milhões de mamografias e foram realizadas apenas 2,7 milhões, uma cobertura de 24,1%, bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar de o SUS não recomendar o exame antes dos 50 anos, os médicos de maneira geral, recomendam a partir dos 40 ou antes, dependendo de houver histórico na família. No entanto, todo cuidado é pouco quando se trata de mulheres com menos de 25 anos, já que são mamas muito jovens. Só o médico pode autorizar algum procedimento abaixo dessa idade, mesmo assim, com muita cautela.

 

Compartilhar.

Deixar um comentário