Visite nossa loja

Clique Aqui

Dicas para combater os sintomas da anemia

0

Pacientes quimioterápicos podem ter como sintoma comum a anemia. Essa doença ocorre quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, dificultando o transporte do oxigênio. Entre os sintomas  e sinais se incluem fraqueza, cansaço, respiração ofegante, palidez, tontura, palpitações, entre outros.

Existem algumas dicas para combater os sintomas:

1 – Primeiramente é importante dormir bem e, se possível, ter alguns momentos de descanso ao longo do dia.

2 – Limitar suas atividades diárias, realizando apenas o que é mais importante para você.

3 – Mantenha a dieta balanceada, o consumo de proteínas ajuda a repara tecidos. Converse com o seu médico para saber qual é a dieta mais adequada para você.

4 – Levante-se de forma devagar, é normal sentir-se tonto devido a quantidade de medicamentos fortes. Após um longo período deitado, busque sentar por pelo menos um minuto antes de se levantar.

5- Faça seu hemograma regularmente, a equipe médica irá analisar se há necessidade de reposição de ferro, mudança na dieta, alteração na medicação ou até mesmo transfusão sanguínea.
Procure o médico em caso de sintomas emergenciais como  falta de ar, coração batendo muito fraco ou muito forte, tontura como se fosse desmaiar e se o seu nível de fadiga mudar, o impedindo de realizar as atividades cotidianas.

Fonte: Hospital de Câncer de Barretos

Compartilhar.

Deixar um comentário