Visite nossa loja

Clique Aqui

Estudo aponta que 34% das mortes por câncer no Brasil poderiam ser evitadas por mudança de hábitos

0

Pesquisa realizada com parceria entre a Faculdade de Medicina da USP e a norte-americana Harvard University estimou a proporção de casos de mortes por câncer que poderiam ser evitadas diminuindo os fatores de risco característicos do estilo de vida do brasileiro.

Já existe um consenso em relação ao tema, pois é comprovado que levar uma rotina não saudável é responsável pelo aumento no número de pacientes de câncer. Entre os comportamentos considerados fatores de risco estão o tabagismo, alto consumo de álcool, excesso de peso, alimentação não saudável e falta de atividades físicas.

No Brasil, essa mudança no comportamento da população poderia prevenir até 114 mil casos (27% do total) e 63 mil mortes (34% do total) por câncer por ano. O estilo de vida é responsável pelo surgimento de 20 tipos de câncer, incluindo o de mama. Os derivados dessa causa equivalem a 80% dos casos de câncer no país (excluindo o câncer de pele não melanoma).

Você pode ajudar na prevenção de vários tipos de câncer, é só praticar uma atividade física; alimentar-se bem, incluindo verduras, legumes e frutas;  ingerir pouca bebida alcóolica; não fumar; e, para as mulheres, não fazer reposição hormonal sem acompanhamento médico.

O artigo foi produzido por Leandro Fórnias Machado de Rezende e outros colaboradores, foi publicado na revista Cancer Epidemiology em fevereiro de 2019.

Fonte: Jornal da USP

 

Compartilhar.

Deixar um comentário