Visite nossa loja

Clique Aqui

IAVB alerta para importância da inclusão de tratamento para câncer de mama avançado no SUS

0

Consulta púbica para manifestação da sociedade vai até 2 de maio

Dois dos principais medicamentos capazes de aumentar a qualidade e o tempo de vida de pacientes com câncer metastático (quando as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo, originando tumores em diferentes órgãos) podem fazer parte da lista oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O Instituto Arte de Viver Bem (IAVB) defende a inclusão na rede pública de saúde e alerta para a importância da conscientização de todos na luta pelo acesso gratuito aos tratamentos mais adequados à doença.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) disponibiliza, até o dia 2 de maio, consultas públicas para manifestação da sociedade sobre a inclusão dos tratamentos considerados de ponta para o subtipo HER2-positivo metastático, um dos mais agressivos entre os quatro subtipos da doença. Hoje, aproximadamente 50% das pacientes atendidas pelo sistema público de saúde no Brasil descobrem a doença em estágio avançado, também conhecida como metastático. O câncer de mama metastático HER2-positivo atinge aproximadamente 11 mil mulheres por ano, no Brasil.

“É de fundamental importância que pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde participem da consulta pública”, explica Valéria Baraccat Gyy, fundadora do IAVB. Outra forma de colaborar é fazer com que mais pessoas se envolvam com a causa. “Já houve casos de a CONITEC rever a sua posição após a repercussão e os argumentos da comunidade científica e da população”, incentiva Valéria.

Compartilhar.

Deixar um comentário