Visite nossa loja

Clique Aqui

Morar perto de parques diminui risco de câncer de mama

0

Pesquisa espanhola revelou mais um benefício das áreas verdes urbanas e da importância de fazer exercícios físicos

A lista de benefícios de morar perto de uma área verde urbana já era grande. Já se sabia que residir próximo a um parque pode ajudar a prevenir todo tipo de doença, a melhorar a saúde mental, reforçar o sistema imunológico, fazer você dormir melhor… E a lista acaba de crescer.

Um estudo, publicado na edição de setembro do International Journal of Hygiene and Environmental Health (numa tradução literal, Diário Internacional de Higiene e Saúde Ambiental), revelou que morar perto de um parque pode diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

A descoberta foi feita assim: pesquisadores analisaram o ambiente de 1129 mulheres afetadas e 1619 sem a doença. Na pesquisa, foram levados em consideração fatores como estilo de vida, idade, dados socioeconômicos e nível educacional das participantes.

Eles descobriram que viver perto de espaços verdes como parques e jardins está ligado a um risco reduzido de desenvolvimento do câncer. Mas eles também chegaram à conclusão de que morar perto de áreas agrícolas pode ter o efeito contrário. Isso sugere que o modo como o espaço é utilizado faz diferença.

“Outros estudos já mostraram que o exercício físico e a redução da poluição do ar têm benefícios à saúde. Mas nós não acreditamos que isso seja tudo,” observa o coordenador do estudo, Mark Nieuwenhuijsen. “Nós acreditamos que outros mecanismos, incluindo o nível de estresse mais baixo em pessoas que vivem perto de espaços verdes, pode ter uma influência”.

Fonte: Diário Internacional de Higiene e Saúde Ambiental

Compartilhar.

Deixar um comentário