Visite nossa loja

Clique Aqui

Projetos

Capacitação de físicos em radiologia diagnóstica em mamógrafo

projetos1O curso tem por objetivo aprimorar os conhecimentos de físicos e físicos médicos para que possam balancear os diferentes tipos de mamógrafos que  estão em uso no Brasil. Além disso, o curso capacita para a implementação do programa de garantia da qualidade em mamografia.

A realidade no Brasil: sabemos que a mamografia é hoje o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A qualidade das imagens mamográficas é crucial para o sucesso do diagnóstico precoce. Mas um levantamento do Hospital do câncer III, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), constatou que mais de 60% dos exames que chegam à unidade contêm erros, desde o emprego incorreto do aparelho até a utilização de filme radiográfico riscado ou com marcas de impressão digital.

Problemas como esses podem levar à interpretação equivocada das imagens, comprometendo a detecção da doença e, consequentemente, a saúde das pacientes. Para mudar essa realidade e aumentar a eficiência no controle da doença, o Instituto Arte de Viver Bem estabeleceu uma parceria com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) e com o Instituto deRadiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad/FMUSP) para oferecer educação continuada dos físicos e físicos médicos que atuam na área proporcionando assim um espaço para informação e discussão deste aspecto pouco abordado em serviços de diagnóstico.
O público-alvo são profissionais formados em física e física médica, entretanto, os beneficiários desta ação são as mulheres brasileiras com idade superior a 50 anos que realizarão o rastreamento do câncer de mama.

Geração de Rendas

IMG_3307Baseados no artigo 3° da lei n° 9.760 de 23 de maio de 1999, focamos alguns pontos neste projeto: a promoção do desenvolvimento econômico, social e combate a pobreza; experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito.

 

 

 

 

IMG_3286Um professor de artesanato ensina as pacientes a confeccionar caixas decorativas, embalagens  para presentes, com a finalidade de que possam ter uma fonte de renda com a venda dos produtos que produzem.

 

 

 Capacitação de fisioterapeutas

projetos5Quando aparece um nódulo maligno na mama acima de três cm é necessário fazer o esvaziamento axilar, ou seja, os gânglios linfáticos das axilas são retirados do lado que teve o problema. A mulher fica com o braço comprometido,  podendo ter o inchaço, que é o linfedema, com dores horríveis.
O fisioterapeuta é o profissional indicado para cuidar do braço com este tipo de sequela, porém não temos muitos especialistas no Brasil para tratar de mulheres mastectomizadas.
O convênio com a Universidade de Mogi das Cruzes veio para ajudar na formação de jovens, que  ao entrarem no mercado de trabalho, saberão como trabalhar com mulheres com este tipo de complicação, evitando que ela tenha o linfedema ou, ainda, minimizando  os efeitos se  já estiver instalado o problema.

A importância da atividade física na reabilitação de mulheres mastectomizadas

projetos6O projeto tem por objetivo trabalhar o exercício físico pós-mastectomia, importante para prevenção da limitação articular – que leva muitas vezes ao linfedema, alterações posturais, fibrose muscular ou aderência tecidual da área cirúrgica. Embora as mulheres mastectomizadas reconheçam  a importância dos exercícios, que são específicos, elas não consideram prioridade em seu tratamento ou não possuem recursos financeiros para tal atividades.

No Instituto Arte de Viver Bem (IAVB)  já acontecem algumas atividades físicas e dança na mini-academia da Casa da Mulher, tomando todos os cuidados com as mastectomizadas, mas atendemos também as pacientes que não tiveram o esvaziamento axilar.

projetos7Temos convênio com a Universidade de Mogi das Cruzes há dois anos, com uma professora de fisioterapia especializada no assunto, que dá assistência às pacientes, que frequentam a mini-academia da Casa da Mulher.

 

 

 

Autoestima

É um Espaço cheio de atividades para resgatar a autoestima da mulher para devolvê-la para a sociedade com qualidade de vida; para que retome a sua rotina, tais como levar os filhos na escola, ir ao supermercado; e, voltar para o mercado de trabalho.
É importante que ela tenha uma vida normal, mesmo enfrentando um duro tratamento.
Que tal aprender a se maquiar? É o que fazemos com as nossas pacientes. As ensinamos a fazer uma bela maquiagem, damos o passo a passo, para que elas saiam  de casa sempre lindas!

IMG_3088IMG_3195DSCN0173

Corte solidário e spa das mãos:projetos11 O Corte Solidário é uma atividade permanente na Casa da Mulher. As mulheres que quiserem doar o cabelo para possamos confeccionar perucas, terão o corte gratuito.
Depois de prontas, as perucas são emprestadas pelo tempo que durar o tratamento e o cabelo começar a crescer novamente.
O spa para mãos é a atividade que ensinamos as pacientes a fazerem as unhas sem tirar as cutículas, evitando assim o linfedema.

 

IMG_20150821_114527034Dia do lenço e da maquiagem:
Uma outra atividade da Casa da Mulher é ensinar várias formas de amarrar o lenço, para proteger a cabeça do sol, além do que a mulher fica mais charmosa com a sua autoestima resgatada. O sucesso das várias formas de amarrar os lenços foi tão grande, que ganhou uma data especial. Também oferecemos o curso de automaquiagem, ministrado pelas parceiras da ABIHPEC, para que as assistidas possam aprender a se maquiar, levantando a sua autoestima e as incentivando a se manterem sempre bonitas.