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Por que é tão difícil levantar do sofá?

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Combater a obesidade e praticar exercícios físicos são recomendações médicas básicas, que a maioria conhece. O obstáculo mesmo está em adaptar a rotina para colocar esses ensinamentos em ação.

Atos como caminhar durante 30 minutos por dia e diminuir a ingestão de açúcar faz toda a diferença. O corte de 300 calorias diárias (um copo de suco de laranja, um chocolate…) pode resultar na perda de 10 a 12 kg em um período de 10 anos.

A dificuldade em cumprir as recomendações que conhecemos sobre alimentação e peso tem raízes profundas. O homem pré-histórico tinha necessidade de consumir frutas doces e carne animal, alimentos calóricos que iriam saciá-lo por mais tempo. Os que conseguiam se alimentar dessa forma, viviam mais e sobreviviam às epidemias de fome. Por isso, nossos genes são facilmente seduzidos por um prato de carne, deixando de lado as folhagens e legumes.

O Instituto Arte de Viver Bem sempre enfatiza a importância da prática do exercício físico no combate ao câncer. Além disso, o controle do peso e a alimentação saudável são os aliados mais importantes para evitar a doença. Segundo o INCA, cerca de um terço de todos os casos de câncer poderiam ser evitados com essas três condutas em prática. Vamos tentar?

Fonte: Podcast Drauziocast (Dr. Drauzio Varella) e Instituto Nacional de Câncer

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