Para quem faz tratamento quimioterápico existe sempre a preocupação em relação a alimentação. A higiene é imprescindível nesse período, os cuidados devem ser redobrados em relação aos os alimentos consumidos e ambientes das refeições.
A cozinha deve ser arejada, limpa e sem animais e plantas. As superfícies que terão contato com os alimentos devem ser higienizadas. Evite utensílios de madeira, como tábuas ou colheres, pois são porosos e de difícil limpeza.
Os alimentos congelados devem ser descongelados na geladeira e não podem voltar ao congelador. No caso de alimentos industrializados, antes do consumo ou armazenamento na geladeira, lave as embalagens com água e sabão ou álcool 70%.
As frutas, legumes e verduras devem ser lavados em água corrente. Utilize uma solução desinfetante, que pode ser encontrada em mercados, farmácias e gratuitamente em postos de saúde. Caso prefira uma opção caseira, dilua 1 colher de sopa de água sanitária ou 10 gotas de hipoclorito em cada litro de água e deixe de molho por 20 minutos na solução. Em seguida, guarde em um recipiente de vidro ou plástico tampado e guarde na geladeira.
Fonte: Manual de alimentação durante a quimioterapia do A.C. Camargo Cancer Center