Visite nossa loja

Clique Aqui

Seu corpo avisa: os sinais do câncer de mama podem ser mais perceptíveis do que você imagina

0

A jornalista da BBC, Victoria Derbyshire, falou abertamente sobre os sintomas que levaram ao seu diagnóstico de câncer de mama no programa da rede ITV The Real Full Monty. Depois disto, duas telespectadoras entraram em contato para dizer que seu depoimento fez com que elas prestassem atenção e descobrissem que também estavam com câncer de mama.

A repórter se reuniu com Margaret Witts, 86 anos, e com Maren Marshall, 53 anos, para ouvir suas histórias. “Eu quero agradecer a você por salvar minha vida”, dizia a primeira linha do email enviado por Witts. Já Marshall explicou, “o mamilo da minha mama estava mais elevado e metade dele estava virado para dentro. Comecei a apalpar o mamilo e senti um caroço áspero. Fiquei sem conseguir acreditar.”

Mamilo invertido nem sempre é sinal de câncer – algumas pessoas nascem com eles assim, ou o formato se altera com o tempo. No entanto, uma mudança repentina na aparência da mama precisa ser examinada imediatamente.

Segundo a ONG britânica Breast Cancer Care (Cuidados com o Câncer de Mama), um terço das pessoas que desenvolvem câncer de mama são diagnosticadas depois de encontrarem outro sinal que não um caroço.

Por isso o Instituto Arte de Viver Bem (IAVB) ressalta que é muito importante ficar atenta a qualquer sintoma. Fazer a mamografia e se consultar com os especialistas anualmente é fundamental.

O câncer de mama pode ser detectado em suas fases iniciais na maioria dos casos, possibilitando mais chances de tratamento e cura. Por isto, deixaremos uma lista com 12 sinais que podem indicar algo de errado, mas que não necessariamente significam a presença da doença. Confira:

1) Engrossamento da pele

2) Sulco na mama

3) Crostas no mamilo

4) Secreção mamilar

5) Irritação ou dores

6) Afundamento do mamilo

7) Crescimento de veias

8) Protuberâncias

9) Úlceras

10) Mudanças na textura da pele que a deixam parecida com “casca de laranja”

11) Mudança de forma e/ou tamanho

12) Nódulos

Fonte: O Globo

Compartilhar.

Deixar um comentário