Visite nossa loja

Clique Aqui

Teste de DNA que prevê câncer de mama está em desenvolvimento

0

Pesquisadores americanos desenvolvem ferramenta que prevê o risco de desenvolvimento de doenças graves a partir do DNA do paciente

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolvem ferramenta capaz de prever a chance de desenvolvimento de condições letais como câncer de mama, doenças cardíacas e diabetes. Eles identificaram 6,6 milhões de pontos no DNA humano que podem informar qual é a propensão de cada pessoa a desenvolver essas condições.

Testes de DNA desse tipo já eram utilizados, mas usando um número bem menor de genes. Entre cem pacientes que sofreram ataque cardíaco, ele foi capaz de identificar a propensão para a doença em vinte. O número pode parecer baixo, mas é bem mais alto que os dois pacientes identificados por métodos tradicionais.

Os pesquisadores estão desenvolvendo um site que informará as taxas de risco de quem enviar os seus dados. Os pacientes poderão mandar a informação de DNA coletada por sites como 23andMe ou Ancestry.com, que coletam uma amostra de saliva de pessoas que querem saber quem foram os seus ancestrais. De início, o teste é gratuito.

Mas os pesquisadores lembram: a genética não é o único fator que determina a saúde de uma pessoa. Alimentação e estilo de vida são variáveis que podem definir se a probabilidade vira fato ou não. O objetivo da pesquisa é dar as ferramentas para que médicos e pacientes possam tomar decisões mais precisas sobre a hora certa de começar a tomar remédios contra colesterol ou a fazer mamografias, por exemplo.

Fonte: Nature Genetics

Compartilhar.

Deixar um comentário