Visite nossa loja

Clique Aqui

Treino com cargas pode aliviar os sintomas do linfedema

0

Um estudo da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, mostra que os exercícios físicos com uso de carga e levantamento de peso podem auxiliar mulheres com sintomas de linfedemas.

O linfedema é o acúmulo de líquido no braço ou na perna devido ao bloqueio do sistema linfático. Pacientes com câncer podem desenvolver linfedema em membros superiores ou inferiores.

De acordo com a pesquisa, publicada no The New England Journal of Medicine, um programa de treinamento de levantamento de peso ajuda no controle dos sintomas do linfedema, como dores, inchaço e formigamento.

O estudo avaliou 141 mulheres com linfedema instalado e histórico de câncer de mama. Setenta mulheres foram submetidas a um programa de exercício controlado com pesos, duas vezes por semana, durante três meses. Ao longo da pesquisa, a maioria das mulheres do grupo de levantamento de peso tinha reduzido os sintomas do linfedema e aumentado a sua força.

Apesar destes resultados, é importantíssimo salientar que qualquer atividade física deve passar pelo crivo do médico para uma avaliação individual.

Compartilhar.

Deixar um comentário